quinta-feira, 29 de abril de 2010

Liderança para a Sustentabilidade Estratégica


Liderança para a Sustentabilidade Estratégica

Trechos do excelente livro de Carly Fiorina...


"Uma das tarefas do líder é avaliar a capacidade da organização. Se ele subestima a organização, seu desempenho é abaixo do possível. Se superestima sua capacidade, a organização desaponta. O trabalho do líder é avaliar com precisão e, assim, aumentar a capacidade da organização, criando habilidades, montando equipes e gerando confiança."


"Algumas vezes, as pessoas dizem "não consigo" porque não sabem fazer o que está sendo pedido a elas. Nesse caso, é necessária uma conversa sobre alternativas e soluções. Precisamos criar novas habilidades, estudar oportunidades diferentes ou pensar criativamente em outras abordagens. Este tipo de solução demanda diálogo aberto e cooperativo."


"Às vezes, as pessoas dizem "não consigo" porque querem uma resposta fácil para um desafio difícil. Um desempenho ruim exige menos trabalho que um bom desempenho. Nesse caso, é necessária uma conversa que reafirme a realidade da oportunidade e a validade da execução do plano."


"Outras vezes, as pessoas dizem "não consigo" porque o objetivo para o qual estão sendo convocadas é inalcançável. Neste caso, é imprescindível se assegurar de que todos têm a mesma visão da realidade. "


"Sempre que um líder ouve a expressão "não conseguimos", qualquer que seja a razão, é preciso conversar mais, sendo equipes formadas nessas conversas, quando as pessoas podem trabalhar juntas para resolver problemas satisfatoriamente e atingir objetivos, por intermédio da efetiva colaboração."

"Liderança não tem nada a ver com título ou posição, mas com marcar uma diferença positiva para e com os outros. A liderança tem a ver com integridade de caráter, valor das capacidades e eficácia da colaboração com os outros."

Extrai os trechos deste livro por acreditar que a construção de um mundo sustentável, com mudanças significativas, não só do ponto de vista ambiental mas também das relações entre pessoas e empresas devem partir de dentro, de valores e hábitos diários que representem de fato a natureza da consciência e da responsabilidade de cada um de nós.

Por acreditar na necessidade de focarmos nas possibilidades para o crescimento da construção sustentável, mudando não apenas as estratégias de consumo e a aplicação de materiais ecológicos ou produzidos de forma sustentável, mas também e principalmente focando nas estratégias de gestão e liderança.

Fonte: Carly Fiorina - Escolhas Difíceis - Ediouro 2007
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário