terça-feira, 22 de junho de 2010

BICICLETAS ELÉTRICAS TENDÊNCIA SUSTENTÁVEL

A foto ao lado foi produzida por mim na Bélgica no início de junho 2010.
Fiquei encantada com a utilização das bicicletas como instrumento de mobilidade urbana em várias cidades européias. As pessoas bem vestidas, com ternos e vestidos indo tranquilamente ao trabalho é algo inusitado para o hábito da maioria dos brasileiros. Conheci uma executiva de um dos mais charmosos hotéis de Paris, vestida elegantemente que chega para trabalhar todos os dias de bicicleta. Isso sim é um luxo!
Paris continua a expandir a malha de ciclovias e agora incentiva fortemente o uso de bicicletas elétricas. A iniciativa administrativa faz parte da estratégia de promoção da melhoria da mobilidade urbana, da saúde pública, do ar e a redução dos ruídos.

Em Paris desde 2001, mais de 200 quilômetros de ciclovias foram concluídos enquanto outros 200 quilômetros ficarão prontos até 2014. O desenvolvimento desta rede, juntamente com diversas medidas de apoio, como espaço de estacionamento de bicicletas ou a extensão do Vélib resultou em um crescimento forte do ciclismo no dia a dia da cidade. Na Holanda a frota de bicicletas chega a 200 mil, em Paris já são 25 mil.
As bicicletas elétricas funcionam como uma bike comum, com a diferença de possuirem um motor elétrico que ajuda o ciclista em situações adversas como subir ladeiras e manterem um ritmo eficiente sem grande esforço. Geralmente uma carga de 6 a 8 horas é suficiente para rodar 70km sem suar.
No dia 19 de março de 2010 a Globo apresentou a seguinte matéria: JAPONESES TROCAM CARROS POR BICICLETAS MOVIDAS A ENERGIA SOLAR. Tóquio inaugurou três estacionamentos públicos com painéis solares. A bicicleta faz 30 km com 3 horas de carga e o aluguel sai a R$ 6 por dia.
O mais interessante é que as bicicletas têm se tornado um meio de transporte público eficiente, transcendendo a aplicação esportiva e com grande apêlo ecológico, evidente que nos lugares onde a iniciativa pública estabelece as bases necessárias.
UMA LINDA IDÉIA - A ECOCONSTRUCT BRAZIL APÓIA ESTA IDÉIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário